dermatologia

Dermatologia Oncológica


 

A Dermatologia Oncológica é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, sabidamente, o tipo de câncer mais frequente no Brasil.


O dermatologista é o profissional mais indicado para reconhecer os primeiros sinais de alerta para o câncer de pele.

Examinar periodicamente o corpo dos pacientes e identificar lesões suspeitas de câncer da pele, usando o diagnóstico por imagens, exames não invasivos, como o mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital, são medidas usadas para mapear áreas e lesões suspeitas, mesmo aquelas que nem podem ser vistas a olho nu.

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

  1. Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

  2. Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

  3. Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Os três mais comuns tipos de câncer da pele são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCD. Mas, em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista. Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.

 

Fotos da Regra do ABCD em:

http://www.sbd.org.br/informacoes/sobre-o-cancer-da-pele/sinais-e-sintomas/


outros tratamentos

Dermatologia Clínica

Dermatologia Cirúrgica

Dermatoscopia Digital